quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Pode um cristão perder a salvação?

Para responder esta questão devemos primeiramente entender que salvação não tem nada a ver com ser membro de uma igreja (instituição). 

Claro que como cristãos devemos congregar com outros da mesma fé - Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas encorajemo-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês vêem que se aproxima o Dia. 
Hebreus 10:25.

O que quero dizer é que devemos desvincular uma coisa da outra, há muitos membros de igrejas que ainda não nasceram de novo portanto ainda não são salvos - Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: ‘Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios e não realizamos muitos milagres? Então eu lhes direi claramente: ‘Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês, que praticam o mal! Mateus 7.21-23

É um erro dizer que alguém perdeu a salvação porque saiu da igreja (instituição), pois a igreja não é detentora da salvação.

Vamos analisar alguns textos que geralmente são usados para apoiar a perda de salvação:

Ex. 32. 32-33 - Mas agora, eu te rogo, perdoa-lhes o pecado; se não, risca-me do teu livro que escrevesteRespondeu o Senhor a Moisés: "Riscarei do meu livro todo aquele que pecar contra mim. O livro referido não é o livro da vida, mas o livro dos viventes, 

O salmista também faz menção a este livro. 

Sl 139.16 Os teus olhos viram o meu embrião; todos os dias determinados para mim foram escritos no teu livro antes de qualquer deles existir. 

"Riscarei do livro todo aquele que pecar contra mim" riscar significa eliminar, o pecado trás a morte 

Rm 5.12 Portanto, da mesma forma como o pecado entrou no mundo por um homem, e pelo pecado a morte, assim também a morte veio a todos os homens, porque todos pecaram. 

Rm .6.23 Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.  

Tg 1.15 Então a cobiça, tendo engravidado, dá à luz o pecado; e o pecado, após ter-se consumado, gera a morte


Mt 24.13 - Mas aquele que perseverar até o fim será salvo. Salvo de quê? Veja o contexto, aquele que perseverar até o fim será poupado dos acontecimentos registrados nos versículos anteriores: 

E, quando Jesus ia saindo do templo, aproximaram-se dele os seus discípulos para lhe mostrarem a estrutura do templo.
Jesus, porém, lhes disse: Não vedes tudo isto? Em verdade vos digo que não ficará aqui pedra sobre pedra que não seja derrubada.
E, estando assentado no Monte das Oliveiras, chegaram-se a ele os seus discípulos em particular, dizendo: Dize-nos, quando serão essas coisas, e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo?
E Jesus, respondendo, disse-lhes: Acautelai-vos, que ninguém vos engane;
Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos.
E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim.
Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares.
Mas todas estas coisas são o princípio de dores.
Então vos hão de entregar para serdes atormentados, e matar-vos-ão; e sereis odiados de todas as nações por causa do meu nome.
Nesse tempo muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se odiarão.
E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos.
E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará.
Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo. 


Ap 2.10 - Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida. 

O que é coroa da vida? 

Leia I Co 3.14-15 – Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão. Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo. 

No versículo 14 Paulo fala de galardão que é a recompensa pelas obras. Este galardão também é chamado de coroa, 

I Co 9.25 - E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, uma incorruptível. 

Tg 1.12 - Bem-aventurado o homem que suporta a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam. 

Ap 3.11 - Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa. 

Hb 6.4-6 – Porque é impossível que os que já uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se tornaram participantes do Espírito Santo. E provaram a boa palavra de Deus, e as virtudes do século futuro, E recaíram, sejam outra vez renovados para arrependimento; pois assim, quanto a eles, de novo crucificam o Filho de Deus, e o expõem ao vitupério. 

Se esta passagem ensinasse a perda de salvação, também ensinaria que uma vez que o cristão perdesse a salvação ele jamais poderia ser salvo novamente.

Veremos alguns textos que nos dá a certeza de que a salvação não se perde:

Palavras de Jesus

Jo 5.24 - Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida. 

Jo 6.37 - Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora. 

Jo 10.27-30 - As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem; E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão. Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai. Eu e o Pai somos um. 

Rm 8.1,38-39 - Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito. Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir,
Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor. 

Ef 4.30 - E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção. 

Hb 7.25 - Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles. 

 I Jo 2.1 - Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. 

Jd 24-25 - Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeçar, e apresentar-vos irrepreensíveis, com alegria, perante a sua glória, Ao único Deus sábio, Salvador nosso, seja glória e majestade, domínio e poder, agora, e para todo o sempre. Amém. 

Ap 3.5 - O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos. 

·        O verdadeiro cristão pode até pecar, mas se arrependerá. 
     
      Sl 51.12 - Torna a dar-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário. 

      Pv 24.16 - Porque sete vezes cairá o justo, e se levantará; mas os ímpios tropeçarão no mal. 

     I Jo 1.8-10 - Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça. Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós. 

I Jo 2.1 - Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. 
      

·        Mas se não se arrepender cumpre-se a palavra

     II Pe 2.1,20-22 - E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição. Porquanto se, depois de terem escapado das corrupções do mundo, pelo conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, forem outra vez envolvidos nelas e vencidos, tornou-se-lhes o último estado pior do que o primeiro.
Porque melhor lhes fora não conhecerem o caminho da justiça, do que, conhecendo-o, desviarem-se do santo mandamento que lhes fora dado;
     Deste modo sobreveio-lhes o que por um verdadeiro provérbio se diz: O cão voltou ao seu próprio vômito, e a porca lavada ao espojadouro de lama. 

Pense:


  • ·        A salvação depende da obra efetuada na cruz ou da fidelidade humana?
  •      É um dom gratuito ou tem que ser conquistada por obras (obediência)? Ef 2.8-9
  •      Quando recebemos a Cristo, recebemos a vida eterna; se pudéssemos perder a vida eterna, então ela não seria vida eterna.
  •      A nossa salvação não depende da nossa perfeição, mas da perfeição da completa obra de Cristo por nós. Ele disse: "está consumado".
  •      Qual o tamanho do pecado que nos levaria a perder a salvação; um adultério, uma mentira? Para Deus não tem tamanho de pecado e nós pecamos diariamente.
  •      Deus não erra, por isso não pode apagar o nome de ninguém do livro da vida, Ele sabe quem é salvo de verdade Ap 13.8; 17.8.

Apesar de para nós ser difícil afirmar a salvação de alguém, para Deus já está definido quem é ou não salvo. Pode acontecer de uma pessoa ser convencida, mas não ter sido convertida, não ter nascido de novo pelo poder do Espírito Santo. 

Este não perde a salvação, a verdade é que ele nunca foi salvo

Se fossemos olhar em termos de quantidade, as passagens que falam da certeza de salvação são bem mais claras e numerosas do que as que aparentemente falam da perda da salvação. 

Portanto, ou a Bíblia se contradiz ou as pessoas que pregam a perda da salvação estão entendendo errado estas passagens. Como a primeira opção é impossível, prefiro crer que estes amados irmãos estão enganados.

Que Deus te abençoe.
                                                                                                                                                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário