terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Que tipo de cristão você é?

O Dicionário Webster’s define um Cristão como “uma pessoa que professa a crença em Jesus Cristo ou na religião baseada nos ensinamentos de Jesus.” Enquanto este é um bom ponto de partida para entender o que é um Cristão, como em muitas definições seculares, entretanto, ela falha em comunicar a verdade bíblica do significado de ser Cristão.

A palavra Cristão é usada três vezes no Novo Testamento (Atos 11:26; Atos 26:28; 1 Pedro 4:16). Os seguidores de Jesus Cristo foram chamados “Cristãos” pela primeira vez em Antioquia (Atos 11:26) porque seu comportamento, atividade e fala eram como Cristo. A expressão foi inicialmente usada pelas pessoas não salvas de Antioquia como um apelido desrespeitoso para debochar dos Cristãos. Significa literalmente: “pertencente ao partido de Cristo” ou um “
aderente ou seguidor de Cristo”, na minha opinião esta é a melhor definição.

Baseado na afirmativa que ser um cristão significa ser um seguidor de Cristo, eu levanto a seguinte questão: Que tipo de seguidor (CRISTÃO) temos sido?

Há vários tipos de seguidores, pessoas que se denominam cristãs, mas quero destacar apenas três para uma rápida reflexão sobre este importante assunto.

O primeiro tipo de seguidor é aquele que abandona Jesus na hora da luta.

Em Marcos 14.50 lemos que quando os soldados encontraram Jesus no jardim os discípulos fugiram  "Então, deixando-o, todos fugiram".

Os discípulos faziam parte da vida íntima de Jesus, eles andaram, comeram, dormiram na companhia do Senhor. Durante o ministério de Jesus é bem provável que eles tenham passado mais tempo com Ele do que com suas próprias famílias. Nada disso foi levado em conta na hora que os soldados chegaram, naquele momento o medo tomou conta e eles covardemente abandonaram o Senhor.

Há muitos que durante algum tempo segue a Jesus com alegria e fé, vêem milagres, pregam a Palavra se mostram verdadeiros cristão, mas quando as dificuldades chegam toda esta vida é mudada, a alegria dá lugar à tristeza, a fé ao medo e a dúvida, estas pessoas não entendem o porque estão enfrentando lutas e perdem o sentido de estar com Cristo, nessa hora abandonam a Igreja e deixam de buscar.

Estas pessoas pensam que não adianta permanecer em Cristo, pensar assim é um grave erro. Jesus nunca nos prometeu uma vida sem problemas, pelo contrário foi Ele mesmo que nos advertiu que no mundo teríamos aflições, mas temos a promessa de Sua companhia por todos os dias até a consumação dos séculos e estar com Jesus é o suficiente para perseveramos na fé, ainda que tudo venha contra nós se Jesus está conosco somos mais do que vencedores.

Você tem duas opções diante das dificuldades: Lutar ou fugir, qual sua escolha?

O outro tipo de seguidor é aquele que segue Jesus sem ser convertido.

Não se assuste com o que vou te falar, mas há muitas pessoas que têm pregado e cantado em nossas igrejas que ainda não se converteram verdadeiramente, ainda não passaram pela experiência do novo nascimento. 

Conversão significa mudança, transformação.

Judas foi um seguidor e não foi um convertido, Pedro um dos maiores nomes da Bíblia seguiu a Jesus por muito tempo sem ser convertido, foi o próprio Jesus que disse: Simão, Simão, eis que Satanás vos reclamou para vos peneirar como trigo!Eu, porém, roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; tu, pois, quando te converteres, fortalece os teus irmãos. Lucas 22.31-32.

Pedro só se converteu após o encontro que teve com Jesus ressuscitado.

Por Pedro não ser convertido que satanás usou sua boca, pelo mesmo motivo que fez com que ele usasse a espada contra o soldado e por três negasse a Jesus, se fosse convertido seria diferente.

Hoje há muitas pessoas que têm agido de forma contrária à Palavra de Deus porque não são verdadeiramente convertidas, essas pessoas um dia levantaram as mãos, foram à frente chorando, se batizaram e se tornaram membros da igreja, mas nunca tiveram uma transformação genuína, vivem uma vida de engano, de aparência.

Pedro se converteu e vemos em sua história resultados de sua conversão e você tem dado provas que é convertido?
  
O ultimo tipo de seguidor (cristão) é aquele que permanece junto a cruz.

João 19.25-27 E junto à cruz estavam a mãe de Jesus, e a irmã dela, e Maria, mulher de Clopas, e Maria Madalena. Vendo Jesus sua mãe e junto a ela o discípulo amado, disse: Mulher, eis aí teu filho. Depois, disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. Dessa hora em diante, o discípulo a tomou para casa.

Essas mulheres e João nos dão uma lição de fidelidade, eles não se afastaram de Jesus nem na hora de Sua morte, por mais difícil que fosse olhar para aquela cruz, eles estavam ali. 
Jesus fala algumas palavras e eles puderam ouvir porque estavam junto à cruz.

Estar junto à cruz, significa compreender o sacrifício, sentir a dor, ser marcado pelo sangue derramado. Estar junto à cruz é ser fiel até a morte.

Cruz, instrumento de tortura e morte, mas que nos trás alívio e vida, pois foi numa cruz que Jesus pagou o preço pela minha redenção, aquilo que era o simbolizava o fim se tornou o maior símbolo de nossa fé. Não se afaste da cruz, ainda que chores, ainda que a dor seja grande, o Senhor te consolará, ali Ele cuidará de ti.
            
O melhor lugar para se estar é junto a cruz.

Que Deus te abençoe. 

3 comentários:

  1. Olá pastor Rafael!
    Ótimo post, que Deus continue te usando cada dia mais. Queria dar uma sugestão: escreva sobre aquele tipo de cristão que é o mais difícil de se encontrar: aquele que está crucificado com Cristo.
    Foi bom estar aqui contigo. Fique com Papai do Céu!

    ResponderExcluir
  2. Uma benção de mensagem irmão.
    Quero sempre ser como o terceiro exemplo, estar sempre ao lado de Jesus!
    Obrigado por essa palavra amado!
    Deus te abençõe...
    Maurinei...
    http://fiqueligadobloggospel.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá queridos, graça e paz.
    Obrigado pelos comentários e pela sugestão, pode deixar Bruna que em breve falaremos sobre este assunto.
    Um forte abraço.

    ResponderExcluir