sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

A casa que a graça divina construiu.

A salvação é semelhante a uma casa construída junto a uma extensa e movimentada estrada...

Como todo mundo, nasci nessa estrada e vivi seguindo seu fluxo. No princípio, a viagem foi animada e tranquila. O fluxo intenso me conduzia sem que eu precisasse esforçar-me. Contudo, quando mais longe eu ia, mais difíceis as coisas se tornavam. Minha alegria original havia se dissipado, e eu notava que meus companheiros de jornada dificilmente sorriam. Quando o faziam, parecia algo forçado.

A mochila que eu carregava desde o inicio da peregrinação foi tornando-se cada vez mais pesada, e eu já me encontrava parado devido a seu peso. O pior é que ultimamente eu vinha sendo tomado de um medo inexplicável de chegar ao fim dessa estrada.

Certo dia, voltei minha atenção para uma casa magnífica perto da estrada. No estreito portão da frente, havia uma placa que anunciava em grandes letras vermelhas: QUEM AQUI ENTRAR ENCONTRARÁ DESCANSO.

Não sei como, mas tive tanta certeza de que, se entrasse, seria salvo da estrada e de seu fluxo de viajantes indiferentes e atravessar a via até a casa. Assim, consegui chagar aos degraus da varanda. Ao tentar abrir a porta, percebi que estava trancada. "Talvez esteja apenas emperrada", pensei, e tentei de novo. O acesso à casa estava realmente vedado.

Nesse momento, fiquei confuso. "Por que alguém colocaria uma placa à entrada convidando as pessoas para descansar, e deixaria a porta trancada?", perguntei a mim mesmo. Não sabendo mais o que fazer (recusa-me a voltar para a avenida), bati insistentemente à porta e gritei, na esperança de que alguém que estivesse lá dentro pudesse escutar e abrir. Todavia minhas tentativas foram frustadas.

De repente, uma voz falou meu nome, e eu me virei. Era o Construtor e Senhor da casa. Ele colocou em minha mão uma chave na qual estava gravada uma palavra: FÉ.

Ao coltar-me para a porta, coloquei a chave na fechadura, girei-a e ouvi o ruído tranquilizador que tanto esperava. A porta se abriu, e entrei. Imediatamente, a mochila que eu carregava caiu dos meus ombros. Minhas costas, antes curvadas, começaram a erguer-se como uma flor do campo se abre à luz do sol. Minha alma pôde, então, respirar aliviada, e um extraordinário sentimento de paz e bem-estar me inundou.

O Construtor da casa me deu as boas-vindas ao meu novo lar e disse-me que tudo o que havia nele agora pertencia a mim; eu poderia desfrutar de todas as coisas. Essa era a casa que a graça divina havia construido, e sua chave era a fé.

Percebi que na sala da salvação havia muitos quartos, e eu estava apenas na sala de estar. À minha frente havia uma porta com uma placa que dizia oração respondida. Ao lado dela, havia mais uma que dizia vitória diária, e, ao lado desta, uma em que estava escrito todas as necessidades supridas. Havia, na verdade, uma fileira de portas sem fim, cada uma assegurando bençãos espirituais.

Para mim, descobrir esses cômodos foi como desvendar um enigma, pois a sala estava cheia de gente. Parecia-me que todos que entravam ficavam nela e nunca iam adiante, como se fosse o recinto na casa.

Estar lá era melhor do que estar na estrada. No entanto, será que aquelas pessoas não conseguiam perceber que a casa da salvação podia oferecer mais do que uma sala? Certamente o Construtor tencionava que cada recinto fosse ocupado. Ele não disse que poderíamos desfrutar de tudo o que havia nos cômodos? Eu, pelo menos, não pretendia passar o resto da minha vida na sala de estar. Essa era a casa de meu Pai; tudo o que Ele possuía também pertencia a mim.

Logo, fui até a porta da oração respondida e girei a maçaneta. Estava trancada. Dirigi-me, então, à porta seguinte, e assim por diante. Todas estavam trancadas. Mas, dessa vez, não tentei abrir nenhuma à força. Eu me lembrei da situação com a porta principal e compreendi que teria de possuir a chave certa para conseguir entrar em outro cômodo.

Embora estivesse na casa há pouco tempo, eu tinha, de alguma forma, aprendido a acumular chaves. Uma delas continha os seguintes dizeres: dando seu melhor. Tentei usá-las, mas não era a correta. A chave com o rótulo religiosidade, tampouco. A gravada com a inscrição sinceridade provou ser inútil também. Depois experimentei a do dízimo (já estava ficando desesperado), mas foi tão ineficiente quanto as outras. Comecei a entender porque a sala de estar permanecia tão cheia.

Então, escutei uma voz familiar. Era a do Construtor da casa. "Filho", disse Ele, "você se lembra da chave que lhe dei para entrar nesta casa?" "Sim, lembro-me perfeitamente". "Qual foi?" "A chave da fé", respondi. "A chave da fé é a chave mestra que destranca quaisquer portas da casa" , afirmou Ele.

Essa foi a maior descoberta que já fiz. A fé é a chave mestra da vida cristã. Do início ao fim, a salvação se dá pela graça, por meio da fé. Tido o que nós conseguimos como cristãos é obtido pela graças, por meio da fé. A graça disponibiliza, e a fé aceita. A graça é a mão de Deus dando; a fé é a mão do ser humano recebendo. A fé toma posse do que a graça concede. A graça é a parte de Deus; a fé, do homem. É nossa resposta à graciosa oferta do Senhor. Tudo o que Ele requer do ser humano pode ser resumido em apenas uma palavra: FÉ.

Texto extraído do livro Fé em crise  de Ron Dunn - editora central gospel

5 comentários:

  1. Vim fazer-lhe uma visita, e recomendo vivamente que esta Palavra da Verdade nunca se aparte de sua boca, e que os rios do Grande Deus fluam através de seu ser, a graça do Glorioso Jesus brote como um nascente vivo de aguas cristalinas de sua vida para inundar aqueles que sedentos procuram saciar sua sede nos lamaçais deste mundo. Convido a fazer parte de meus amigos na Verdade Que Liberta. Votos de um Feliz Natal e um Ano Novo cheio da graça bendita de Deus. Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. MUITO BOM, LINDO BLOG! Eu acredito que Deus criou o homem e deixou o manual de instrução, a “BÍBLIA SAGRADA!” A bíblia é a divina revelação da palavra de Deus e não produtos enlatados, eu costumo dizer que: “As pessoas precisam parar de comer tudo o que dão. E começar a questionar! ” Alguém escuta alguma coisa de alguém, e saem falando, sem questionar, sem saber se é verdade ou não. As pessoas precisam se perguntar! Será que a minha crença esta de acordo com a lei de Deus? Será que a religião que eu nasci sempre me falou a verdade? Quando uma pessoa morre pra onde ela vai? Ela volta? A bíblia apoia o homossexualismo? Quem não herdara o reino de Deus? O que devo saber sobre idolatria, imagens e escultura? O que devo saber sobre o único batismo? Será que tem uma sequência para salvação? A quem eu devo me confessar, quem pode me perdoar? Religião salva alguém? Essas e outras perguntas e respostas em: www.aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com Você pode dizer, eu já sou salvo amém! Vamos atrás de quem não esta, “Se você quer se dar bem com o mundo seja hipócrita, mas se você quer se dar bem com Deu seja verdadeiro!” divulgue este site, porque : “Eis que vêm dias, diz o Senhor Jeová, em que enviarei fome sobre a terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. E irão vagabundos de um mar até outro mar, e do norte até ao oriente; correrão por toda parte, buscando a palavra do Senhor, e não a acharão." ( Amós cap 8 ver 11 e 12 )Fale para outras pessoas, por que “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns têm por tardia: mas é longânimo para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se. ”(II Pedro cap. 3 ver 8) e “Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade. Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo o homem. (I A Timóteo cap 2 ver 5 e 6) Seja sua bíblia, católica ou evangélica, aqui você vai tirar suas duvidas. www.aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertara (João cap 8 ver 32) Se você tiver coragem de perguntar, a bíblia terá coragem de responder!

    ResponderExcluir
  3. Irmão vim fazer uma visita ao seu blog, li algumas coisas, e dou graças a Deus pelo seu empenho em proclamar a bendita Palavra. Quero porém deixar algo mais do que um simples comentário. Quero deixar estas palavras: Que escreva sempre com humildade, de todo o coração, e com muito amor, escreva principalmente as verdades vividas na sua vida, porque eu creio que o seu alvo e o meu é sermos úteis, e atingirmos o coração dos que lêem. Aproveito para fazer um convite. gostaria de te-lo como meu amigo virtual na Verdade que Liberta. As minhas saudações em Cristo Jesus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário e pela palavra de incentivo, pode deixar que atentarei para seu conselho, porém preciso esclarecer uma coisa e gostaria que você não me entendesse mal. Só publico mensagens que de alguma forma mexam com minha vida, quando li este livro fui tremendamente abençoado por isso quis dividir este pequeno texto para que outras pessoas pudessem assim como eu refletir sobre nossa vida cristã, e ver que Deus tem sempre algo mais para nos dar um lugar novo para nos levar e para alcançarmos estas maravilhas temos que exercer nossa fé. AMÉM!?
      Que Deus te abençoe.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir