sábado, 30 de junho de 2012

Qual sua escolha?


Se, porém, não lhes agrada servir ao Senhor, escolham hoje a quem irão servir, se aos deuses que os seus antepassados serviram além do Eufrates, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra vocês estão vivendo. Mas, eu e a minha família serviremos ao Senhor". 
Josué 24:15


Há algum tempo saiu uma reportagem no site da veja sobre o livre arbítrio, alguns neurocientistas estão afirmando que isso não existe, que é apenas pensamentos teológicos e filosóficos, isso reflete o pensamento de várias pessoas que não acreditam que tenham o direito de fazer suas próprias escolhas, essas pessoas acreditam em um destino fatalista que diz que somos aquilo que nascemos para ser, que cada um vem ao mundo com um destino e que este não pode ser mudado.

Porém sabemos na pratica que isso não é verdade, nós temos sim o direito de fazer nossas próprias escolhas, isso é nosso direito desde que o mundo foi criado, o primeiro casal já tinha esse direito, Adão e Eva podiam escolher entre obedecer a Deus e ouvir a voz de satanás, infelizmente fizeram a escolha errada.
        
Josué o grande líder do povo de Deus, convocou os representantes das tribos de Israel e diante deles apresentou o desafio: ‘Escolhei hoje a quem haveis de servir” ele deu o direito de eles escolherem se iam servir a Deus os aos deuses pagãos.

Com base nesta palavra eu quero considerar com vocês algumas coisas muito importantes:

  • A possibilidade da escolha

Assim como ao povo de Israel foi dada a oportunidade de escolher entre o bem e o mal, entre servir ao Deus verdadeiro e aos deuses pagãos, da mesma forma, diante de cada um de nós a mesma oportunidade é oferecida.

Os fatalistas pensam que toda nasce com um destino do qual não pode fugir. Dentro deste pensamento, se alguém é alcoólatra, homicida ou homossexual é porque este é seu destino.

Entretanto esta não é verdade

Jr 8.21 Assim diz o SENHOR: Eis que ponho diante de vós o caminho da vida e o caminho da morte. 

Jesus nos dá uma palavra mas clara sobre este assunto em Mt 7.13-14

Aqui o Senhor nos apresenta o direito de escolher entre:

1º Duas portas (larga e estreita)
2º Dois caminhos (espaçoso e apertado)
3º Dois destinos (perdição e a vida) note bem que estes resultados dependerão daquilo que escolhermos. Cada escolha tem sua consequência.

É interessante notar que pessoas com as mesmas possibilidades escolhem destinos opostos.

Os dois ladroes que estavam ao lado de Jesus também tiveram a mesma oportunidade, mas escolheram destinos diferentes.

  • A urgência da escolha

Escolhei hoje” diz o texto.

Muitas pessoas tem a tendência de adiar as decisões mesmo diante das oportunidades que a vida lhe oferece.

Geralmente isso sempre acontece diante da possibilidade de salvação, quando damos a oportunidade da pessoa confessar a Jesus o que quase sempre ouvimos é “ainda não, quem sabe um dia”.

Certa vez um pastor chamado Nilson Dimarzio evangelizava um comerciante de minha cidade natal, Petrópolis chamado Walker Mynssen, após sua conversa, este comerciante disse que iria tomar sua decisão, mas não naquele momento pois estava com muitos compromissos, porém não deu tempo, menos de quinze dias, enquanto dirigia na estrada de Areal e Três Rios seu carro bateu de frente com um caminhão e ele teve morte instantânea.

II Co 6.2b – eis agora, o tempo sobremodo oportuno, eis agora o dia da salvação.

Hb 3.15- Hoje, se ouvires a sua voz, não endureçais o vosso coração.

  • O alcance da escolha

Eu e minha casa serviremos ao Senhor”

Josué manifesta a escolha de sua família, embora a essa escolha tem que ser individual pois a bíblia nos diz que cada um dará conta de si diante de Deus, o Senhor tem um cuidado especial pela família e quer ver todos salvos.

Foi assim com Noé Gn 7.1, ao ex-endemoninhado gadareno Jesus disse a ele: “Vai para tua casa, para os teus, e anuncia-lhes o quanto o Senhor te fez, e como teve misericórdia de ti Mc 5.19”.

Na prisão em Filipos, Paulo e Silas disse ao carcereiro “Crê no Senhor Jesus e será salvo tu e tua casa” At 16.31-33

Lembre-se você deve escolher se vai ou não abrir o coração para Jesus, saiba que não escolher já é uma escolha, portanto façamos como Maria que escolheu a boa parte que não lhe será tirada Lc 10. 42


Deus te abençoe.


Nenhum comentário:

Postar um comentário