sábado, 30 de junho de 2012

Tu me amas?

"E, depois de terem jantado, disse Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de Jonas, amas-me mais do que estes? E ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta os meus cordeiros. Tornou a dizer-lhe segunda vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Disse-lhe: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas. Disse-lhe terceira vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Simão entristeceu-se por lhe ter dito terceira vez: Amas-me? E disse-lhe: Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo. Jesus disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas".  João 21:15-17


Você já reparou como é difícil dizer, eu te amo? 

Muitos casais que embora vivam há muitos juntos não trocam essas palavras, certa vez vi um filme que quando a mulher dizia isso para seu namorado, ele sempre respondia com idem, ele não conseguia falar que a amava.

Apesar de muitos terem o mesmo problema há uma coisa que é mais difícil do que dizer que ama, é amar. Amar de verdade é muito difícil, principalmente quando temos que dar provas deste amor. Pedro passou por isso, ele sempre foi visto como o mais ousado e afoito dos discípulos, era corajoso e firme como uma rocha Jo.1.42, porém havia momentos que essa rocha tremia como uma gelatina.

Pedro teve o privilegio de estar ao lado de Jesus durante três anos e meio, neste tempo ele participou ativamente da vida de Jesus até nos momentos mais íntimos, era comum Jesus separar Pedro, juntos com os irmãos Tiago e João quando queria revelar algo mais profundo.

Costumeiramente vemos o nome de Pedro vir antes dos outros discípulos, era um líder e estava sempre em evidência, mas na hora em que mais precisava se destacar e mostrar liderança ele recuou, quando teve a oportunidade de mostrar sua ousadia ele foi covarde, quando tinha que mostrar firmeza ele vacilou, quando tinha que demonstrar amor e lealdade 
Aquele a quem servia ele O negou Mt.14.66-72

Essa atitude não surpreendeu Jesus, pois Ele já sabia que Pedro faria isso, mas Pedro não Mc.14.27-31, Jesus conhece nossas fraquezas, mas mesmo   assim nos ama, no texto lido 

Jesus demonstra esse amor a Pedro através de três perguntas.

Essas perguntas marcaram a vida de Pedro, elas tiveram três propósitos:

1º Perdão: Só existe perdão quando há confissão, Jesus fez que Pedro confessasse seu amor por três vezes da mesma forma que O negou.

2º Provação: Jesus conhece nossos corações, diante de Jesus, Pedro mão podia mentir como fez com as criadas no templo, mas mesmo sendo conhecedor dos corações Jesus pergunta: Tu me amas? Jesus queria que Pedro declarasse seu amor diante dos discípulos.

3º Restauração: Após a morte de Jesus, Pedro perdeu o foco, não tinha mais uma direção na vida, esqueceu para que tinha sido chamado Mt.4.18-19; Jo.21.3a. Jesus restaura a vocação de Pedro.

Em algum momento da nossa vida podemos passar pela mesma coisa que Pedro passou, mas lembre-se que se isso acontecer Jesus estará pronto a nos perdoar e receber em Seus braços.


Deus te abençoe. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário