domingo, 31 de julho de 2011

Como aquirir um espírito excelente

Texto: Daniel 6.1-3                       

Quando falamos em Daniel, logo nos vem à mente o episódio da cova dos leões, porém sua história não se resume apenas a este fato. Daniel viveu uma longa vida, e digna de imitação.

No livro de Daniel várias vezes vemos menções de como era o caráter deste grande profeta, Dn 1.3-4,6 (jovens sem nenhum defeito).

Daniel não era nobre somente em linhagem, mas também de caráter.

A palavra nobre significa: Que pertence à nobreza. Principal. Excelente. Ilustre, distinto. Honroso e apreciável. Magnânimo. Elevado, sublime.

Daniel 6.3 é uma passagem bíblica que não pode passar despercebida. Então o mesmo Daniel se distinguiu destes presidentes e sátrapas, porque nele havia um espírito excelente; e o rei pensava em estabelecê-lo sobre todo o reino.

Excelência = É a superioridade ou o estado de ser bom no mais alto grau.

Daniel era superior, ele se destacava em tudo o que fazia, ele não se conformava em ser bom, ele queria sempre a excelência. Esta excelência não é dom de Deus, é algo que pode e deve ser buscado por cada um de nós, depende do fazemos e de como fazemos.
Daniel se distinguiu entre todos da sua época porque nele se achou um espírito excelente.

O que Daniel fez para que alcançasse um espírito excelente?

Daniel não se deixou influenciar pela sociedade em que vivia. Dn 1.7

Babilônia (confusão) era uma nação pecadora, infestada de falsos deuses, quando Daniel chegou a este lugar, ele e seus amigos tiveram seus nomes mudados:
·        
       Daniel (Deus é meu juiz) – Beltessazar (Bel proteja sua vida)
·         Hananias (Javé demonstra graça) – Sadraque (Ordem de Aku – deus da lua)
·         Misael (Quem é o que Deus é?) – Mesaque (Quem é o que Aku é?)
·         Azarias (Aquele que Javé ajuda) – Abede-Nego (Servo de Nebo)

Mudaram os nomes deles, mas não seu caráter. Há algo interessante; note que dos quatro jovens o único que costumamos chamar pelo verdadeiro nome é Daniel, os outros são chamados mais pelo nome babilônico.

Nós fomos chamados para influenciar este mundo Rm 12. 2, somos sal e luz deste mundo e devemos resplandecer Mt 5.16 (Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus).

Daniel abriu mão daquilo que parecia mais atraente, por aquilo que era certo. Dn 1.8

Nem tudo o que reluz é ouro” este ditado popular mostra uma verdade. Muitos têm caído nas armadilhas do diabo, porque ele mostra algo que é agradável aos olhos, mas leva a morte Pv 16.25 (Há caminho que parece direito ao homem, mas afinal são caminhos de morte).

Eva pegou o fruto porque era agradável aos olhos Gn 3.6, Davi começou uma sequencia de pecado porque viu Bate-Seba II Sm 11.1.2.

Daniel abriu mão da gostosa comida do rei porque ele sabia que ela era consagrada, preferiu então se alimentar somente de legumes e beber água Dn 1.12-13, mas ao fim dos dez dias a aparência deles era melhor do que a dos outros jovens que comeram a comida do rei Dn 1.15-16, este resultado influenciou a rotina dos outros.  

Daniel era fiel. Dn 6.4  

Daniel tinha aproximadamente 90 anos de idade. Desde o começo sua história é cheia de provações onde sua fé foi provada e aprovada. No entanto, em nenhum momento de sua vida ele atravessou um momento tão difícil aos olhos dos homens do que no final de sua vida. Os presidentes e sátrapas queriam achar alguma coisa de errado na vida de Daniel, não achando, armaram uma cilada para ele v.5 (Nunca acharemos ocasião alguma contra este Daniel, se não a procurarmos contra ele na lei do seu Deus).

Então procuraram o rei e lhe disseram para ele fazer uma lei que em trinta dias ninguém podia pedir nada a ninguém, somente ao rei Dn 6.7-9. Eles sabiam que Daniel tinha uma vida de oração e comunhão com Deus.

Mas quem é íntimo de Deus não teme o que possa fazer o homem (Em Deus tenho posto a minha confiança; não temerei o que me possa fazer o homem Sl 56.11) ACRF

Pedro disse que importa mais obedecer a Deus do que aos homens At 5.29.

Os amigos de Daniel foram fiéis a Deus quando tiveram sua fé provada e foram ameaçados de serem jogados na fornalha de fogo Dn 3.16-18

Da mesma forma, Daniel quando soube do decreto foi orar como costumava fazer Dn 6.10

O restante da história nós conhecemos.

Daniel foi condenado a ser jogado na cova dos leões, o rei Dario tentou livrar Daniel, pois era seu amigo Dn 6.14,16-17.

Para muitos a história terminaria aqui, mas para aqueles que têm um espírito excelente, não.

Conclusão: Dn 6.18-28

18.Então o rei se dirigiu para o seu palácio, e passou a noite em jejum, e não deixou trazer à sua presença instrumentos de música; e fugiu dele o sono.
19.Pela manhã, ao romper do dia, levantou-se o rei, e foi com pressa à cova dos leões.
20.E, chegando-se à cova, chamou por Daniel com voz triste; e disse o rei a Daniel: Daniel, servo do Deus vivo, dar-se-ia o caso que o teu Deus, a quem tu continuamente serves, tenha podido livrar-te dos leões?
21.Então Daniel falou ao rei: O rei, vive para sempre!
22.O meu Deus enviou o seu anjo, e fechou a boca dos leões, para que não me fizessem dano, porque foi achada em mim inocência diante dele; e também contra ti, ó rei, não tenho cometido delito algum.
23.Então o rei muito se alegrou em si mesmo, e mandou tirar a Daniel da cova. Assim foi tirado Daniel da cova, e nenhum dano se achou nele, porque crera no seu Deus.
24.E ordenou o rei, e foram trazidos aqueles homens que tinham acusado a Daniel, e foram lançados na cova dos leões, eles, seus filhos e suas mulheres; e ainda não tinham chegado ao fundo da cova quando os leões se apoderaram deles, e lhes esmigalharam todos os ossos.
25.Então o rei Dario escreveu a todos os povos, nações e línguas que moram em toda a terra: A paz vos seja multiplicada.
26.Da minha parte é feito um decreto, pelo qual em todo o domínio do meu reino os homens tremam e temam perante o Deus de Daniel; porque ele é o Deus vivo e que permanece para sempre, e o seu reino não se pode destruir, e o seu domínio durará até o fim.
27.Ele salva, livra, e opera sinais e maravilhas no céu e na terra; ele salvou e livrou Daniel do poder dos leões.
28.Este Daniel, pois, prosperou no reinado de Dario, e no reinado de Ciro, o persa.

Deus busca homens como Daniel que tenham um espírito excelente para influenciar este século, homens que não se deixam seduzir com as coisas deste mundo e que sejam fiéis até diante da morte.

Você quer ser este homem?



Um comentário:

  1. sim é uma honra ter a vida e o zelo que Daniel demostrou para com seu Deus ser capaz de entrega a sua propria vida para não nega e nem se dobra diante de outro deus.

    ResponderExcluir