sábado, 6 de novembro de 2010

Fidelidade a toda prova.

Quando me converti ainda na minha adolescência o primeiro livro da Bíblia que li foi o livro de Daniel, apesar de no momento não ter entendido claramente toda a mensagem deste livro uma coisa ficou gravada em minha mente, a fidelidade deste profeta que mesmo diante de ameaças foi fiel ao seu Deus.

Daniel foi um dos maiores profetas da Bíblia, ele era da tribo de Judá, foi levado como prisioneiro para Babilônia por Nabucodonosor para trabalhar no palácio real No terceiro ano do reinado de Jeoaquim, rei de Judá, Nabucodonosor, rei da Babilônia, veio a Jerusalém e a sitiou. Então o rei ordenou que Aspenaz, o chefe dos oficiais da sua corte, trouxesse alguns dos israelitas da família real e da nobreza; jovens sem defeito físico, de boa aparência, cultos, inteligentes, que dominassem os vários campos do conhecimento e fossem capacitados para servir no palácio do rei. Ele devia ensinar-lhes a língua e a literatura dos babilônios. Entre esses estavam alguns que vieram de Judá: Daniel, Hananias, Misael e Azarias” Dn. 1.1,3-4,6.

Mas apesar de ter sido retirado de sua terra, de sua família e de estar preso, Daniel nunca perdeu a fé em Deus, todos os dias ele se colocava de joelhos com as janelas abertas em direção a Jerusalém e orava a Deus Três vezes por dia ele se ajoelhava e orava, agradecendo ao seu Deus, como costumava fazer” Dn 6.10.

Daniel era um homem temente a Deus e cheio de qualidades e isso serviu para que ele se destacasse dentro do reino Ora, Daniel se destacou tanto entre os supervisores e os sátrapas por suas grandes qualidades, que o rei planejava colocá-lo à frente do governo de todo o império Dn 6.3.

Este destaque despertou a inveja dos outros governantes que tentaram armar uma cilada para Daniel, porém não conseguiram por que ele era fiel Diante disso, os supervisores e os sátrapas procuraram motivos para acusar Daniel em sua administração governamental, mas nada conseguiram. Não puderam achar falta alguma nele, pois ele era fiel; não era desonesto nem negligente” Dn 6.4.

Daniel era tão fiel que a única forma de tentarem armar contra ele foi atentando contra a lei de seu Deus Finalmente esses homens disseram: Jamais encontraremos algum motivo para acusar esse Daniel, a menos que seja algo relacionado com a lei do Deus dele" Dn 6.5

Movidos de inveja esses governantes deram uma idéia ao rei “E assim os supervisores e os sátrapas de comum acordo foram falar com o rei: "Ó rei Dario, vive para sempre! Todos os supervisores reais, os prefeitos, os sátrapas, os conselheiros e os governadores concordaram em que o rei deve emitir um decreto ordenando que todo aquele que orar a qualquer deus ou a qualquer homem nos próximos trinta dias, exceto a ti, ó rei, seja atirado na cova dos leões. Agora, ó rei, emite o decreto e assina-o para que não seja alterado, conforme a lei dos medos e dos persas, que não pode ser revogada. E o rei Dario assinou o decretoDn 6.6-9, aqui está a prova de fidelidade de Daniel, se ele obedecesse ao rei desagradaria a Deus, se obedecesse a Deus seria comido pelos leões, o que você faria?

Não sei qual foi a sua resposta, mas Daniel não duvidou, quando ouviu da lei foi orar a Deus e não se importou com o que iria lhe acontecer “Quando Daniel soube que o decreto tinha sido publicado, foi para casa, para o seu quarto, no andar de cima, onde as janelas davam para Jerusalém. Três vezes por dia ele se ajoelhava e orava, agradecendo ao seu Deus, como costumava fazer”. Dn 6.10

Assim devem agir os servos de Deus, todos os dias somos colocados à prova e muitas vezes nos vemos em um beco sem saída, nessas horas não devemos nos desesperar, devemos sim confiar em Deus e nos mantermos fies a Ele.  

Gosto muito da letra de um hino antigo que diz:     

Não tenha sobre ti
Um só cuidado qualquer que seja
Pois um somente um
Seria muito para ti

É Meu somente Meu todo trabalho
E o teu trabalho é descansar em Mim
É Meu somente Meu todo trabalho
E o teu trabalho é descansar em Mim

Não temas quando enfim
Tiveres que tomar decisão
Entrega tudo a Mim
Confia de todo coração

É Meu somente Meu todo trabalho
E o teu trabalho é descansar em Mim
É Meu somente Meu todo trabalho
E o teu trabalho é descansar em Mim


Lembre-se de que, mais importa obedecer a Deus do que aos homens. At 5:29


Daniel foi fiel a Deus, mesmo correndo risco de morte.

Na Bíblia lemos: “se somos infiéis, ele permanece fiel, pois de maneira nenhuma pode negar-se a si mesmo. II Tm2.13”, se Deus é fiel àqueles que são infiéis o que fará então àqueles que permanecem fiéis?

Pv 28.20: O homem fiel será cumulado de bênçãos
Mt 25.21: foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei
Ap 2.10: Sê fiel até a morte e dar-te-ei a cora da vida

Que Deus vos abençoe.




Nenhum comentário:

Postar um comentário