quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Nossa vitória depende de atitudes certas

Josafá foi um bom rei, governou Judá durante 22 anos sempre preocupado em levar o povo a obediência e temor ao Senhor, porém sua fidelidade não o isentou de enfrentar lutas, no livro de II Crônicas cap.20.1-30 vemos que ele se viu diante de uma grande dificuldade, os filhos de Moabe e os filhos de Amom vieram contra ele, nesta situação como qualquer homem Josafá teve medo.
O medo é comum ao ser humano, há momentos em nossas vidas que não sabemos o que fazer nem para onde ir, nos vemos em um beco sem saída.
Sempre digo que quando olharmos em volta e não enxergarmos mais solução temos que olhar para cima, pois nosso socorro vem do céu, o salmista disse: Elevo os olhos para os montes, de onde me virá o socorro? O meu socorro vem do Senhor que fez o céu e a terra Sl121.1-2.
Através da história de Josafá aprendemos algumas atitudes que temos que tomar para alcançarmos a vitória.

Primeira atitude: Buscar ao Senhor II Cr 20.3

Na hora da aflição Josafá não duvidou a primeira coisa que ele fez foi buscar ao Senhor, muitas vezes perdemos batalhas porque não fazemos isso, preferimos buscar ajuda nos amigos do buscar em Deus, duvidamos do poder da oração.
Quando estiver passando por lutas, na faça nada antes de orar, busque ao Senhor que Ele te dará as coordenadas certas para você trilhar um caminho de vitória, foi assim com Josafá, depois que ele orou o Senhor respondeu mostrando outras coisas que ele precisava fazer para ser vitorioso.

Segunda atitude: Dar ouvidos a voz de Deus II Cr 20.14-15a

Quando buscamos ao Senhor e esperamos a resposta, as únicas possibilidades de falharmos é quando desobedecemos ou não entendemos Sua voz.
A expressão “dai ouvidos” significa muito mais do que apenas escutar.
Você pode ir a igreja regularmente, escutar os louvores as pregações, mas se não der ouvidos a voz do Senhor, não adianta nada. Uma multidão escutava Jesus falar, mas Suas palavras só geraram milagres naqueles que deram ouvidos à sua mensagem.

Terceira atitude: Confiar em Deus II Cr 20.15b

Confiar em Deus é essencial para obter a vitória, no salmo 37.5 lemos: entrega o teu caminho ao Senhor, confia Nele, e o mais Ele fará, a condição para Deus trabalhar em nossa vida é entregar e confiar.  Muitas pessoas acreditam em Deus, acreditam que Ele pode fazer tudo, mas não confia que vai fazer em suas vidas. Leia a ilustração A fé sem obras é morta. Tiago 2.26. que você entenderá melhor o que quero dizer.

Quarta atitude: Ir de encontro ao problema II Cr 20. 16

Fugir não adianta nada, há pessoas que mudam de cidade, emprego e até de família tentando resolver problemas e questões difíceis.
Só venceremos as lutas se as enfrentarmos de frente, veja o exemplo de Davi, o que seria dele se tivesse fugido de Golias? O mesmo Deus que deu a vitória a Davi quando este avançou em direção ao gigante é o Deus que você serve, portanto avance.
Quando o povo de Israel de deparou frente ao mar vermelho eles clamaram a Deus que respondeu de imediato, "Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem". 
Ex 14.15
O Pr. Jabes de Alencar usa uma frase que diz: Recuar jamais, parar nunca, avançar sempre.
Não seja covarde enfrente as lutas de peito aberto que Ele te fará vencedor.

Quinta atitude: Tomar posição II Cr 20. 17

Você pode buscar a Deus, dar ouvidos a Sua voz, confiar Nele e ir de encontro ao problema, mas se não tomar posição não adianta.
O que significa tomar posição?
Para Josafá significava ficar parado, mas eu vejo um significado mais profundo do que apenas uma posição corporal. Creio que muitos “crentes” são derrotados porque ainda não tomaram uma posição de filhos de Deus, não oram, não leem a Bíblia, jejum nem se fala, são mentirosos, caluniadores, mal pagadores, enfim essas pessoas nunca alcançarão a vitória porque vivem como perdedores, pessoas assim não tem condições morais para andar com a cabeça erguida.
Um gesto comum entre os atletas vencedores é olhar para cima. Para onde você tem olhado?

A atitude de Josafá após ter ouvido as orientações de Deus foi se prostrar com o rosto em terra, e juntamente com todo o povo Judá e de Jerusalém adorar a Deus.
Você acabou de ler as mesmas orientações, então não espere mais, adore a Deus agora mesmo onde você está, não espere as coisas aconteceram em sua vida para só então dedicar um culto de ações de graça, se tens fé adore agora porque a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos.

Que Deus te abençoe e te faça um vencedor.

5 comentários:

  1. gloria a Deus por esta palavra, pois na hora da luta não existe outro lugar para onde corre, a não ser para os pés do Deus que tudo poder.

    ResponderExcluir
  2. Graça e Paz,

    Gostei muito de seu post, amigo... Em momentos de desespero muitas vez parecemos que não encontraremos saida... O que parecia certo, torna-se duvido, o entendimento se torna confuso e muitas vezes vivemos momentos de cegueira espíritual.

    Corroborando com o seu texto, lembro-me do caso de Saul, que outrora havia mandado "limpar" o reinos das feiticeiras e bruxas, MAS quando se viu em apuros...Recorreu para o que antes ele perseguia.

    Nos momentos de atribulação somos testados, se somos verdadeiros amigos de DEUS.

    Shalom!!!

    ResponderExcluir
  3. Parabens pelo post gostaria que milhares de pessoas pudessem ler , na hora da luta muitos sao os que murmuram e param, glorias
    catarina

    ResponderExcluir
  4. Gostei da postagem, Deus abençõe o irmão:http://fundamentalismobiblco.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. OLÁ MEU IRMÃO ESTOU SEGUINDO SEU BLOG. PASSE LÁ NO MEU. www.blogdoantoniomoreno.blogspot.com abraço

    ResponderExcluir